Importância das integrações com CRMs e ERPs
Hoje em dia, quando abordamos o tema das Comunicações Unificadas, já não nos estamos a referir apenas a um PBX Virtual com encaminhamento de chamadas, que permite configurar as comunicações da empresa. O conceito vai muito mais longe, destacando-se, por exemplo, a relevância das integrações com CRMs e ERPs.
Compreendemos que, para melhorar a comunicação entre os clientes finais e os colaboradores da empresa, é crucial proporcionar ferramentas que automatizem fluxos de trabalho e tarefas. Isto permite que o negócio siga o seu curso normal de forma eficaz. É por isso que as integrações desempenham um papel tão importante.
O que é um CRM? E um ERP?
CRM é todo o processo de gestão ou administração da relação da empresa com o cliente. Por exemplo, tudo o que está relacionado com as vendas, o marketing e o apoio técnico, entre outros. Um CRM permite-nos armazenar uma base de dados de clientes onde podemos guardar informações sobre os clientes, contactos, histórico de vendas, compras ou emissão de tickets.
ERP é um sistema de planeamento empresarial que permite realizar a gestão e a administração de toda a empresa no mesmo software. É um sistema concebido para automatizar os aspetos operacionais ou produtivos de uma mesma empresa. Permite unificar todas as necessidades dos departamentos numa única aplicação e ter visibilidade e rastreabilidade de um negócio.
Porque é que as integrações são importantes?
A integração do UCaaS com o CRM / ERP permite facilitar a experiência do utilizador, ajudando de forma automatizada e em tempo real a localizar a ficha do cliente que liga, atualizar os registos, emitir bilhetes e outras funcionalidades importantes.
Também é possível integrar a solução de Comunicações Unificadas com o Smart IVR, para poder realizar de forma autónoma e em tempo real, a gestão e troca de informação com o cliente final - MeetIP - CRM/ERP, para manter os agentes concentrados em tarefas de maior valor e reduzir a percentagem de tarefas repetitivas. Para além da marcação automática de uma reunião, o acompanhamento de um envio em tempo real ou a possibilidade de fornecer informações sobre o mesmo, etc. Em última análise, trata-se de poder comunicar ao cliente o que precisamos através de um IVR, possibilitando uma comunicação fluida entre o programa e/ou a ferramenta de trabalho.
É importante ressaltar que a verdadeira vantagem das integrações é facilitar e poupar tempo e esforço na gestão manual, uma vez que as tarefas podem ser efetuadas automaticamente.
Quais são os seus benefícios e vantagens?
Algumas das vantagens e benefícios que podemos destacar são:
- Efetuar chamadas diretamente a partir do CRM / ERP.
- Localizar automaticamente a ficha do cliente e oferecer um serviço personalizado.
- Procurar automaticamente a disponibilidade de datas em que se pode marcar uma reunião .
- Conhecer o estado de uma encomenda em curso.
- Poder efetuar encomendas ou pedidos de informação por telefone sem ter de falar com um agente.
- Gerar tickets de suporte ou novas Leads com todas as informações de contacto sem necessidade de falar com o cliente final.
- Otimizar o tempo dos trabalhadores, facilitando a inserção automática de informações em novos tickets ou atualizando os dados de contacto de um cliente.
- Possibilidade de obter automaticamente e em tempo real os relatórios e indicadores de chamadas.
Para que sectores é recomendada?
A integração com CRM/ERP é altamente recomendada para empresas de todos os setores que desejam automatizar e agilizar os seus processos internos de gestão empresarial. Pode consultar uma lista abrangente de integrações disponíveis: aqui.
Esta abordagem oferece inúmeras vantagens, desde a capacidade de gerir consultas em hospitais ou câmaras municipais de forma automatizada, eliminando a necessidade de esperar ou depender de um agente, até a habilidade de gerar tickets de suporte e alertas de chamada para técnicos de emergência, fornecendo informações personalizadas do cliente de forma completa.
Além disso, esta integração tem o poder de otimizar e agilizar os departamentos de Atendimento ao Cliente ou Suporte de qualquer empresa, inclusive de empresas de seguros, serviços e restauração. No dia a dia, é extremamente valioso poder identificar e localizar rapidamente um cliente para proporcionar um atendimento personalizado e de alta qualidade.
Esta abordagem é, sem dúvida, um diferencial para o sucesso empresarial, melhorando a eficiência e a satisfação do cliente de forma significativa.
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